// Faça parte da tradição

As tradições populares encontram-se bem vivas em Gondomar. Em outubro é realizada a mais importante manifestação popular do Concelho, a Romaria de Nossa Senhora do Rosário. Esta efemeridade também é conhecida por Festa das Nozes, por ser celebrada quando surgem as primeiras nozes em Gondomar, fruto do cultivo de nogueiras, maioritariamente em Melres.
No Largo de Santo António concentram-se as comemorações cujas origens remontam ao século XVI e que atingem o seu ponto alto com a grandiosa procissão realizada na segunda-feira seguinte ao 1º domingo de outubro, feriado municipal em Gondomar. Os gondomarenses esmeram-se na decoração das ruas por onde circulam os andores, estendendo nas suas varandas as melhores colchas e bordados de família. A Festa atrai a Gondomar milhares de romeiros que procuram também as tradicionais tasquinhas e a diversão popular.

Gondomar dispõe de um grande número de Ranchos Folclóricos que mantêm ativa a sabedoria popular e preservam um património etnográfico de grande valor. Nas festas de cada freguesia exibem, com orgulho, os seus trajes e presenteiam o público com música e dança populares.