O MAIOR CORAÇÃO EM FILIGRANA DO MUNDO

Gondomar é reconhecido em Portugal como a “Capital de Ourivesaria”.
Como forma de celebrar a arte da filigrana, não só através das empresas e artífices que a ela se dedicam, mas também aos valores socioculturais e históricos que incorpora, o Município de Gondomar lançou o desafio aos ourives locais de construir uma peça identitária de grandes dimensões. Surgiu então o coração colaborativo, o maior coração de Filigrana do Mundo, idealizado pelo CINDOR – Centro de Formação profissional da indústria de ourivesaria e relojoaria, com a colaboração de doze empresas, num total de vinte e cinco técnicos e colaboradores.

Partindo da silhueta do coração tradicional de filigrana, teve o rio Douro como fio condutor, envolvendo toda a peça. Evoca, ainda elementos identitários da região norte como os socalcos do Douro e a ponte de D. Luis, na cidade do Porto.

Na coroa a composição da flor é estruturada em múltiplos de sete, correspondente às freguesias do Concelho.

Consulte a memória descritiva AQUI, e os desenhos técnicos AQUI

Videos:

A história do projeto da maior peça de filigrana do Mundo

A maior peça de filigrana do mundo – Making Off

Apresentação pública

Curiosidades:

Medidas: 1,20 altura x 0,80 largura
O Coração é constituído no total por 25 partes
Quantidade de fio estrutura ou armado: 91m pesando 12,1 kg
Quantidade de fio de filigrana: 450m pesando 700 gr
Estiveram envolvidos 25 técnicos e colaboradores das empresas

Empresas envolvidas: