O MAIOR CORAÇÃO EM FILIGRANA DO MUNDO

Gondomar é reconhecido, em Portugal como a “Capital da Ourivesaria”. Esta peça, de filigrana surge na sequência do desafio lançado pelo Município de Gondomar aos ourives locais. O coração, com 1,20 metros de altura, 13 quilogramas de prata e 12,6 mil metros de fio de filigrana, foi idealizado pelo CINDOR – Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria e contou com a colaboração de 12 empresas. A peça constitui uma celebração da arte da filigrana, não só através das empresas e artífices que elas se dedicaram, como dos valores socioculturais e históricos que incorpora. Partindo da silhueta do coração tradicional de filigrana, teve o rio Douro como elemento unificador e o logotipo do município. Evoca ainda elementos identitários da região norte, mais especificamente a ponte D. Luís, na cidade do Porto. Na Coroa, a composição é estruturada em múltiplos de sete, que corresponde às sete freguesias do município.

Consulte a memória descrita AQUI, e os desenhos técnicos AQUI

Videos:

A história do projeto da maior peça de filigrana do Mundo

A maior peça de filigrana do mundo – Making Off

Apresentação pública

Curiosidades:

Medidas: 1,20 altura x 0,80 largura
O Coração é constituído no total por 25 partes
Quantidade de fio estrutura ou armado: 91m pesando 12,1 kg
Quantidade de fio de filigrana: 450m pesando 700 gr
Estiveram envolvidos 25 técnicos e colaboradores das empresas

Empresas envolvidas: