// Explore a natureza

O Parque das Serras do Porto é composto por seis serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.

Neste território encontram-se aldeias pitorescas e áreas de lazer, monumentos e outras edificações com valor patrimonial, museus e centros interpretativos que propiciam bons momentos de descoberta dos valores, das tradições e das atividades em curso.

Consulte os percursos pedestres e as empresas de animação turística, entre outras informações úteis, no site http://serrasdoporto.pt/

Antes de partir, levante o seu passaporte, gratuito, na Loja Interativa de Turismo de Gondomar, Paredes ou Valongo. Poderá visualizar o passaporte AQUI

Nota – previamente à sua deslocação, e dado que pode condicionar o usufruto de percursos, informe-se sobre o Índice de Risco de Incêndio e o Calendário Venatório das Zonas de Caça, respetivamente nos sites do IPMA (http://www.ipma.pt/pt/riscoincendio/rcm.pt/index.jsp) e do ICNF (http://www2.icnf.pt/portal/caca/zcm-ev2018-19/porto).

A presença dos rios Douro, Ferreira e Sousa bem como as serras de Pias, Santa Justa, Castiçal Flores e Banjas, aliados a uma ampla biodiversidade e à autenticidade cultural traduzida na ruralidade que ainda é preservada nalgumas freguesias do Concelho, fazem deste território um destino propício para a prática de atividades ligadas à Natureza, de forma sustentável e responsável.

Gondomar convida o visitante a disfrutar de momentos de lazer, em pleno equilíbrio com o meio ambiente e com a população local, através da realização de passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo, nas serras que oferecem paisagens de grande beleza, com amplas vistas panorâmicas sobre o Rio Douro. Aventure-se por caminhos marcadamente rurais e descubra ao longo dos trilhos estruturas agrícolas como os moinhos nas margens do rio Sousa ou os espigueiros, um pouco por todas as freguesias.