Filigrana portuguesa em relógio de edição limitada

Filigrana portuguesa em relógio de edição limitada

São só 999 e apenas 200 vão ser vendidos em Portugal. LooksEasy, o novo relógio da Swatch, modelo New Gent, com o mostrador em filigrana de metal feito à mão com revestimento PVD dourado, idealizado pela artista plástica Joana Vasconcelos, integra uma estrutura metálica produzida no norte do país por um grupo de artesãos coordenados por um especialista que, em tempos, fez brincos para Amália Rodrigues e joias para Beatriz Costa.
Em agosto do ano passado, quando desfilou com o trajo de mordoma nas festas tradicionais de Viana do Castelo, a artista plástica, que tinha sido desafiada pela empresa suíça a criar um relógio para a marca no início de 2014, resolveu levar o primeiro esboço. «Mostrei-o ao senhor Freitas e perguntei-lhe se dava para fazer. E ele foi a Gondomar à procura dos artesãos», revelou a criativa portuguesa, durante a cerimónia.
A nova edição limitada Swatch Art Special, definida pela marca como «um hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal», é o primeiro relógio «de sempre» da coleção a incluir elementos feitos à mão.

Fonte: Sapo lifestyle

O desenho de Joana Vasconcelos foi produzido em Gondomar, a filigrana foi feita manualmente na firma J. Monteiro de Sousa & Filhos.

relogio joana vasconcelos2 relogio joana vasconcelos