Filigrana de Gondomar no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

A Câmara Municipal está a preparar a inscrição da Filigrana de Gondomar no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Para isso, apela ao contributo de todos aqueles que estão ou possam ter estado em contacto com o trabalho do ouro e da prata, diretamente ou através de familiares. O objetivo desta iniciativa é criar uma base de dados, a partir dos bens de memória familiar, para que as origens e a história desta atividade fundamental do concelho sejam do conhecimento público e que o nome dos seus responsáveis se perpetue no tempo.

Neste sentido, apela-se à procura nos “arquivos” familiares dos seguintes elementos:
– FOTOGRAFIAS individuais, de ourives e de enchedeiras; de ourives em grupo familiar ou de trabalho, assim como em/das oficinas;
– UTENSÍLIOS relacionados com a atividade, principalmente os antigos e já fora de uso;
– PEÇAS de filigrana produzidas em oficinas de Gondomar para que possam ser fotografadas: caravelas, barcos rabelos, flores, caixas, corações, palmitos, relicários ou quaisquer outras com aplicação ou integração de filigrana;
– DESENHOS e livros de “Defumos” e moldes destinados à reprodução de peças;
– Elementos de DIVULGAÇÃO relacionados com a história das oficinas, como por exemplo anúncios publicitários, cartões, livros de faturas, etc.
– MARCAS de ourives e respetivos registos.

As fotografias devem ser acompanhadas com o nome(s) dos retratados e a data aproximada das mesmas. Todos estes elementos serão digitalizados e/ou fotografados e devolvidos aos seus proprietários.

Estes materiais poderão ser entregues no Gabinete do Turismo – Gondomar GoldPark – ou recolhidos em casa dos próprios se assim o solicitarem, até ao dia 30 de novembro de 2018. Será fornecida, no ato da entrega, uma declaração com o registo de todos os materiais emprestados, indicando-se a data para o seu levantamento, que não deverá exceder os dez dias úteis.

Para esclarecimento de dúvidas ou pedido de visita a casas particulares ou oficinas disponibiliza-se os seguintes contactos:

Correio eletrónico: filigrana.pcip@gmail.com | turismo@cm-gondomar.pt

Contactos telefone: 932 006 341 | 932 003 396