// Como chegar

O centro de Gondomar encontra-se a escassos 6Km da cidade do Porto, dispondo de excelentes acessos rodoviários, através do IC29, com ligação à Via de Cintura Interna (VCI) facilitando o acesso ao aeroporto internacional Francisco Sá Carneiro, e a A43 que permite o rápido acesso à rede de auto-estradas nacionais.

Boa parte do território é servido pela rede de transportes da empresa Gondomarense e pela S.T.C.P (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto), com carreiras regulares com início e termo no Porto.

A nível ferroviário o Concelho é servido pela C.P. através da linha férrea do Norte, com estação em Rio Tinto. Próximo de Valbom, já no concelho do Porto, encontra-se a Estação Ferroviária Internacional de Campanhã. O Metro do Porto estende-se até Fânzeres, através da linha F zona C8.

A nível fluvial, uma das melhores formas de visitar o Concelho, Gondomar dispõe de vários ancoradouros ao longo do curso do Douro, dispondo ainda de duas marinas. Entre a freguesia da Lomba e a União das Freguesias de Melres e Medas existe um serviço de Táxi-boat que efetua travessias regulares.