5º aniversário da Loja Interativa de Turismo de Gondomar

Cinco anos após a abertura da Loja Interativa de Turismo (LIT) de Gondomar, Carlos Brás, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, acompanhado por Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, inaugurou, a renovada exposição permanente na Casa Branca de Gramido “para fazer face aos requisitos dos visitantes estrangeiros”.

A LIT tornou-se, agora, ainda mais atrativa, sobretudo por ser interativa para os utilizadores, com acesso a informação disponível em quatro idiomas.
Tem ainda uma parte muito importante e pedagógica, já que conseguimos criar recursos orientados para o público infantil.

Nestes últimos cinco anos, a LIT de Gondomar recebeu a visita de mais de 22 mil pessoas, maioritariamente grupos provenientes de operadores turísticos em visita à Rota da Filigrana. Para esta procura muito concorreu, na verdade, a aposta do Executivo no desenvolvimento da atividade turística, que atribui um papel fulcral à Casa Branca de Gramido. O equipamento foi adquirido pelo Município e recuperado nos anos 1990; desde 2014, alberga a LIT e funciona como espaço cultural, com a realização de exposições temporárias.

Curiosamente, a cerimónia realizou-se no dia em que se assinalaram os 172 anos, 29 de junho, da assinatura da Convenção de Gramido, um importante tratado de paz que pôs fim a uma guerra civil que perdurava há dois anos em Portugal. E na presença dos últimos inquilinos daquele espaço, antes da aquisição pelo Município em 1989.

Passe em: https://www.facebook.com/pg/TurismodeGondomar/photos/?tab=album&album_id=1173299846212782